Saiba onde recarregar seu carro elétrico sem custo em espaços seguros e de conveniência

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros dez meses deste ano, foram emplacados 114 diferentes modelos de veículo eletrificado leve (híbridos e elétricos plug-in), totalizando 38.663 unidades. A entidade afirma que, no acumulado do ano, as vendas devem ser superiores em até 31%, em relação a 2021, atingindo cerca de… Continuar lendo Saiba onde recarregar seu carro elétrico sem custo em espaços seguros e de conveniência

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros dez meses deste ano, foram emplacados 114 diferentes modelos de veículo eletrificado leve (híbridos e elétricos plug-in), totalizando 38.663 unidades. A entidade afirma que, no acumulado do ano, as vendas devem ser superiores em até 31%, em relação a 2021, atingindo cerca de 45 mil exemplares. Ao todo, o País já tem um parque circulante de mais de 115 mil unidades eletrificadas.

Com as vendas crescendo em ritmo acelerado, a dúvida que fica é se a infraestrutura irá acompanhar essa demanda. Grande parte dos proprietários faz a recarga no próprio domicílio, normalmente, durante a noite. Mas a infraestrutura pública e semipública é uma necessidade para casos de emergência ou mesmo de viagem.

Atualmente, segundo a ABVE, existem mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, além da rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos. “Deveremos chegar a mais de 3.000 eletropostos nessa modalidade até o final de 2022. E, segundo estimativa de nossos associados, atingiremos a marca de 10.000 em três anos. O fato é que a infraestrutura de recarga está acompanhando a evolução do mercado de veículos elétricos plug-in, no Brasil”, conclui Adalberto Maluf, presidente da ABVE.

São várias as empresas e os aplicativos que oferecem o serviço de recarga. O Osten Group, um conglomerado automotivo do mercado premium, por exemplo, acaba de instalar 15 BMW i Wallbox Plus na cidade de São Paulo, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba.

Os equipamentos têm capacidade de até 22 kW e plug-ins tipo 2, que pode ser utilizado por veículos de qualquer marca. As unidades foram instaladas em estabelecimentos públicos, como mercados e shopping centers, e estão disponíveis para uso, sem custo para o consumidor. O plano é encerrar 2022 com 25 pontos.

Também cresce, em ritmo acelerado, o número de aplicativos que identificam a localização dos pontos de recarga. Até pouco tempo atrás, os aplicativos genéricos como o Google Maps e o Plugshare eram uma das poucas fontes de informação para os usuários.

Hoje, existem vários aplicativos específicos para eletromobilidade, como Wecharge, Neocharge, Corredor Verde (Neoenergia), Zletric, EDP EV Charge, Tupinambá, Ezvolt e Plugshare. Além disso, o Sem Parar incorporou, ao seu SuperApp, um serviço de geolocalização de eletropostos e garante que mapeou mais de 1.120 unidades, em todo o Brasil.

spotenergy

spotenergy

O melhor amigo do seu carro elétrico.

Não deixe a falta de opções de carregamento de veículos elétricos limitar suas aventuras na estrada. Experimente a SpotEnergy e descubra uma nova maneira de viajar com seu carro elétrico!

Postagens recentes

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Encontrar pontos de carregamento em todo o mundo é rápido e fácil. Junte-se à revolução dos veículos elétricos e experimente a SpotEnergy hoje mesmo!